12 dicas e truques para trabalhar com a fita termoplástica Orficast

Selecionamos as perguntas mais frequentes que recebemos sobre o uso da fita termplástica Orficast. Se você tem alguma dúvida ou dica que não está abaixo, envie para nós por e-mail.

1) Como remover uma órtese confeccionada com Orficast?

Uma vez que a Orficast estiver envolvida no dedo ou mão do paciente de modo circunferencial, o método mais fácil de remover é cortando uma costura reta usando uma tesoura cirúrgica pequena ou tesoura para gesso/atadura. Depois, você pode fechar a costura com fitas.

Se você preferir deixar a órtese com um desenho circunferencial, basta deslizar do dedo – isto funcionará somente se houver um mínimo de contratura e as articulações não estiverem aumentadas.

No caso de uma órtese de imobilização do polegar, você pode pressionar e puxar proximalmente com seu dedo na eminência tenar para ajudar a remover a órtese.

2) Como aplicar velcro adesivo?

A Orficast fica úmida por um tempo, por isso você precisará aplicar as fitas imediatamente. Use uma pistola de calor diretamente no local onde você quer aplicar as fitas gancho para aquecer a Orficast até que se torne um pouco mais escura e fique adesiva. Aqueça a cola para ativá-la e aderir mais firmemente. Use outro pedaço pequeno de Orficast e aqueça-o com a pistola de calor. Aplique como borda ao redor da fita gancho para reforçar a adesão.


Uma alternativa é usar um pedaço de Orficast seca como uma camada intermediária entre o gancho ou argola e a órtese. Basta aquecer a Orficast seca com uma pistola de calor e colocá-la no verso do Velcro. Reaquecer a órtese e a Orficast seca e uni-las. Desta forma, você pode preparar vários pedaços antecipadamente e economizar tempo ao confeccioná-las.

3) Como saber quando o produto está pronto para uso?

Ao colocar o material Orficast na água aquecida a 65ºC ele irá se tornar ativo quase que instantaneamente. Você não precisa deixá-lo na água por muito tempo.

Erga uma ponta com uma espátula para ver o quão flexível ele está. Remova da água e seque 1 ou 2 vezes em uma toalha, removendo o excesso de água para que não escorra no seu paciente. O material não esticará ou enrolará facilmente se a água estiver muito fria.

4) Como saber quando a órtese está pronta?

Uma vez que você tenha envolvido a Orficast no paciente e colocado na posição desejada, o material começará a enrijecer. Ele fica molhado, mas após um minuto estará suficientemente firme para você retirar as mãos de apoio. Espere mais 1 ou 2 minutos antes de remover para cortar.

Para garantir que a Orficast tenha enrijecido o suficiente, toque suavemente com sua unha na superfície da órtese. Se fizer um barulho seco, a órtese estará pronta para ser removida.

 

5) Como finalizar as bordas?

Use uma tesoura afiada e corte traços longos e suaves para fazer bordas suaves no material. Você também pode aquecer e enrolar a borda ou usar nossa tira de veludo macio para criar uma borda mais suave.

 

6) Devo incluir a articulação AID em uma órtese de dedo?

Isso depende do objetivo da órtese. Para contraturas de flexão de uma articulação AIP, é desejável deixar a articulação AID livre para executar exercícios de flexão ativa e esticar o ligamento ORL (ligamento retinacular oblíquo, que, quando apertado, contribui para a contratura de flexão). Órteses noturnas podem ser mais eficazes com braços de alavanca mais longos, então inclua a articulação AID. O desenho da órtese correta dependerá do diagnóstico e objetivo da mesma.

7) Devo incluir a articulação IF do polegar em uma órtese de polegar?

A maioria das órteses de polegar são usadas para oferecer suporte e estabilização às articulações carpometacarpianas (CMC) e articulações metacarpofalangeanas (MP) e deixar a articulação interfalangeana (IF) livre para funcionar. Você pode precisar adicionar um bloqueio de hiperextensão se o polegar do paciente estiver em uma hiperextensão da articulação interfalangeana (IF), interferindo na habilidade de pegar.

 

8) Como o paciente deve lavar a órtese Orficast?

Não é recomendado mergulhar a órtese em água morna e sabão, pois será impossível remover todo o sabão e isso irritará a pele. Preferencialmente, forneça ao paciente uma manga protetora para vestir embaixo e em cima da órtese para mantê-la limpa, oriente-o a limpar com um pouco de áqua morna e um pano ou usar luvas. A órtese Orficast preta pode esconder a sujeira eficientemente.

Se, ainda assim, o paciente quiser lavar a órtese, use água morna e sabão neutro. Lave a órtese e enxague-a no banho. Os jatos de água irão remover o sabão devido à estrutura de célula aberta da Orficast. A órtese permanecerá molhada por um tempo.

9) A órtese Orficast pode ficar molhada no banho?

Uma órtese Orficast não perderá seu formato no banho, mas permanecerá molhada e úmida e ficará desconfortável. Eventualmente, irá secar. Basta seu paciente colocar uma bolsa sobre a órtese ao tomar banho ou removê-la para esta atividade.

10) Posso reutilizar o material de uma órtese Orficast para fazer uma nova?

Apesar do material Orficast possuir memória e ser reutilizável até certo ponto, uma vez que a órtese estiver completamente pronta, não será fácil desenrolá-la ou desapertá-la. Pequenos ajustes podem ser possíveis por aquecimento local, mas é desejável fazer uma nova órtese quando a antiga não mais estiver servindo bem.

11) Posso praticar esportes com a minha órtese?

Dependendo da patologia, uma órtese feita da Orficast pode sim ser usada durante a prática de esportes. Devido à sua estrutura de célula aberta, o suor será transportado para a superfície e evaporará, prevenindo a irritação da pele. No caso de um esporte coletivo, sempre verifique com o árbitro se você tem permissão para usar uma órtese de um material mais rígido. Assegure-se de que as bordas estejam bem acabadas para prevenir irritação ou laceração da pele. Não se esqueça de limpar a órtese regularmente, talvez até mesmo manter uma separada somente para prática de esportes.

Você pode nadar com a órtese, mas ela e as fitas de Velcro ficarão molhadas por um tempo.

12) Posso acelerar o processo de secagem?

Você pode ajudar o processo de secagem ao, cuidadosamente, tocar a órtese com uma toalha. Não coloque ao sol, num dispositivo de secagem, secador de cabelo no modo quente ou pistola de calor para secar. Isto pode causar a perda de formato da órtese. Se disponível, você pode usar ar comprimido ou um secador de cabelo no modo frio para acelerar a evaporação da água na órtese.

Cadastre-se conosco e faça o seu pedido online da fita termoplástica Orficast.

/home/b/blogefectiv/www/wp-content/themes/solana/page.php