6 dicas para manter as fitas firmemente anexadas as órteses

Um aspecto importante de qualquer órtese é a fita usada para fixar a órtese à extremidade do paciente. Os profissionais geralmente usam tiras, popularizadas pela marca Velcro®. Este produto é composto por duas partes: uma fita com pequenos ganchos (macho), e outro com alças menores (fêmea). Quando pressionados juntos, os ganchos ficam presos nas alças e as duas ficam presas ou se ligam temporariamente. Além deste sistema, hoje, existem outros tipos de materiais de fitas no mercado, feitos de nylon ou poliéster.

Mais comumente, os terapeutas conectam a fita em gancho (macho) com adesivo diretamente à órtese e usam a fita em alça (fêmea) como cinta ao redor do paciente, pois essa parte é mais macia e confortável. Conheça a seguir, algumas dicas e truques:

1. Remova o revestimento do material termoplástico

Ao usar materiais termoplásticos revestidos para a órtese, é útil raspar o revestimento antiaderente antes de aplicar a fita.

Os materiais termoplásticos são de natureza pegajosa, portanto, quando você remove o revestimento antiaderente, pode aproveitar ao máximo as propriedades adesivas do termoplástico.

efectiv 1

2. Limpar os cantos

Arredondar os cantos da fita gancho dá à órtese uma aparência limpa e ajuda na aderência da órtese. Cantos pontiagudos não alinham-se muito bem as curvas da órtese, o que pode fazer com que a fita se eleve e se desprenda.

efectiv2

3. Use calor seco para superfícies pegajosas

Aplique calor seco (pistola de calor) levemente na superfície da órtese e na cola adesiva da fita gancho. As fibras da fita podem ser coladas diretamente no material termoplástico quando o revestimento é removido e a superfície é aquecida com calor seco. Não use o aquecedor muito próximo ou diretamente, pois irá queimar.

4. Crie uma polia

Quando a fita é enrolada através de uma abertura de fenda, diminui a força na ligação, agindo como um sistema de polias (ganhando assim uma vantagem mecânica), e absorvendo ainda mais a força de atrito em torno da curva apertada.

efectiv 4

5. Adicione uma tira de material termoplástico para criar uma ligação mais forte

Aplique tiras finas de Orficast ou outros materiais termoplásticos como reforço em torno das bordas da fita presa, diretamente à órtese. Uma dica é utilizar o aquecedor a seco para tornar o material mais pegajoso e colante.

efectiv 5

6. Prenda com um rebite

Um pequeno orifício pode ser feito na fita fêmea antes de ser colado diretamente à órtese. Preencha o orifício com material termoplástico aquecido a seco para criar um rebite que ajuda a fixar a fita.

efectiv 6

Essas dicas ajudarão a garantir que as fitas permaneçam no lugar e que a órtese esteja firme e segura na extremidade do paciente.

/home/b/blogefectiv/www/wp-content/themes/solana/page.php