Cinta de Contenção para Tratamento de Cotovelo de Tenista e Cotovelo de Golfista

Patologia: Cotovelo de Tenista

O Cotovelo de Tenista ou Epicondilite Lateral refere-se a uma queixa comum de dor e desconforto no cotovelo lateral e antebraço superior e sensibilidade dos músculos extensores do antebraço. Nessa condição, há uma degeneração desses músculos, enfraquecendo essa área. É visto como uma lesão de uso excessivo e pode ter um grande impacto nas atividades diárias.

Como o tratamento conservador inicial da Epicondilite Lateral está focado na diminuição dos sintomas de dor e desconforto no cotovelo e no antebraço, as cintas de contenção são utilizadas para ampliar a área de tensão aplicada ao músculo do tendão extensor comum, proporcionando pressão dispersiva sobre essa área e diminuindo a expansão dos músculos extensores durante a contração. A cinta é colocada distal ao cotovelo e proporciona compressão sobre a massa muscular extensora; sua aplicação no punho é geralmente segura, deve ser confortável e não deve ficar muito apertada.

Um estudo publicado por Jafarian FS et al (JOSPT, 2009) demonstrou que o uso da cinta de contenção resultou em um aumento da força de preensão sem dor, um resultado medido frequentemente na avaliação de pacientes com cotovelo de tenista.

 

Patologia: Cotovelo de Golfista

A cinta também pode ser usada por pacientes que descrevem dor no lado medial do cotovelo, uma condição conhecida como Cotovelo de Golfista ou Epicondilite Medial. Essa condição afeta os músculos flexores do punho e dos dedos.

Embora a cinta de contenção seja utilizada por muitos indivíduos, especialmente durante a prática de esportes e outras atividades, a evidência atual não atesta completamente esta intervenção como uma cura, mas sim como alívio da dor. É eficaz enquanto está sendo usada, mas pode não contribuir para melhorias gerais. Além disso, se a cinta ficar muito apertada pode causar danos à circulação e aos nervos subjacentes.

Certifique-se de orientar seus pacientes sobre os possíveis sintomas se a cinta for aplicada com muita força, causando fraqueza muscular, formigamento e/ou parestesia.

 

Recomendações do produto

Nós recomendamos o uso da Orficast 6 cm para a produção da cinta para cotovelo de tenista. Nosso vídeo sobre Cinta para Epicondilite mostra todas as instruções:

Essa órtese também pode ser feita com Orfit Classic Stiff de 3,2mm (1/8″), Aquafit NS e Orfit NS de 3,2mm (1/8″) de espessura. Consulte o nosso setor educacional para obter as instruções.

 

Dicas de fabricação

• Certifique-se de que a largura da cinta de contenção seja adequada para o paciente. A intenção é espalhar a pressão sobre uma área ampla para aliviar a tensão na origem dos músculos.

• A utilização da cinta tipo “D-ring” permite ao paciente maior facilidade no ajuste da pressão da cinta, proporcionando um ajuste confortável e seguro.

• Certifique-se de que a cinta não seja muito volumosa para interferir na amplitude de movimento do cotovelo.

• Um pedaço de Luxofoam deve ser colocado por baixo da cinta sobre os músculos.

Aplicação da Cinta de Contenção para Epicondilite

 

1. Cotovelo de Tenista:

• A cinta deve ser colocada cerca de uma polegada ou 2 cm distal à prega do cotovelo.

• A cinta deve ser colocada sobre a protuberância muscular durante a contração dos músculos extensores de punho e dedo.

• Se for aplicado um enchimento dentro da cinta, este deve ser colocado sobre a protuberância muscular, na parte externa do antebraço. Aperte a cinta com tensão suficiente para senti-la enquanto o músculo é contraído.

• Quando o músculo não for contraído, nenhuma tensão da cinta deve ser sentida.

 

2. Cotovelo de Golfista:

• A cinta deve ser colocada cerca de uma polegada ou 2 cm distal à prega do cotovelo.

• A cinta deve ser colocada sobre a protuberância muscular durante a contração dos músculos flexores do punho e dos dedos.

• A cinta deve ser colocada sobre a protuberância muscular durante a contração dos músculos extensores de punho e dedo.

• Se for aplicado um enchimento dentro da cinta, este deve ser colocado sobre a protuberância muscular, no interior do antebraço.

• Aperte a cinta com tensão suficiente para senti-la enquanto o músculo estiver contraído.

• Quando o músculo não for contraído, nenhuma tensão da cinta deve ser sentida.

 

Instruções ao Paciente:

• Oriente o paciente a usar a cinta apenas durante suas atividades, mas não em repouso ou enquanto dorme.

• O paciente deve retirar a cinta se sentir dormência ou formigamento.

 

Clique aqui, cadastre-se em nosso site e faça seu pedido online da fita termoplástica Orficast.

/home/b/blogefectiv/www/wp-content/themes/solana/page.php