Órtese circunferencial de cotovelo

Pacientes com patologias ou traumas que afetam a articulação do cotovelo, a antebraço, a musculatura do braço e os nervos periféricos geralmente precisam ter o cotovelo imobilizado durante o processo de cicatrização. As órteses do cotovelo podem ser posicionadas anteriormente no braço ou posteriormente atrás do braço. Muitas vezes, as órteses posteriores do cotovelo são usadas após trauma ou cirurgia para proteger e descansar a articulação e os tecidos moles ao redor do cotovelo. Eles também podem ser usados para restringir o movimento do antebraço. As órteses do cotovelo anterior são comumente confeccionados para pacientes com síndrome do túnel cubital, também conhecido como compressão do nervo ulnar. Esta condição ocorre quando o nervo ulnar no braço fica comprimido ou irritado no cotovelo. Os sintomas da compressão do nervo cubital incluem dor e parestesia que correm do cotovelo aos dedos, tipicamente os dígitos ulnares. As abas anteriores do cotovelo também podem ser utilizadas para posicionar estaticamente o cotovelo contraído na extensão máxima e facilitar o alongamento de tecidos moles comprimidos.

Os objetivos desta órtese inclui: 

• Proteção das estruturas em recuperação;

• Alívio sintomático ou da dor;

• Prevenção da compressão adicional do nervo ulnar;

• Restrição do movimento;

• Alongamento de tecidos contraídos.

Na prática, o paciente pode se beneficiar de:

• Imobilização noturna para evitar a compressão do nervo ulnar durante a flexão do cotovelo;

• Imobilização noturna para o alongamento de tecidos macios contraídos apertados;

• Imobilização diurna para proteção e alívio de sintomas e dor.

A educação do paciente é primordial para instruí-lo sobre os horários de uso que lhes oferecem o maior benefício.

* A cinta não deve causar áreas de pressão ou reduzir a atividade do paciente. Os pacientes devem ser capazes de colocar e tirar suas órteses sem ajuda.

 

Aplicação do material Aquafit NS

Aquafit NS é um material termoplástico de baixa temperatura excelente para a fabricação de órteses do cotovelo anterior e posterior. Seu revestimento permite que a órtese seja feita circunferencialmente, com cantos unidos pressionados e então soltos quando o material estiver esfriado. Isso garante uma órtese bem ajustada e adaptada ao paciente. O produto possui excelente memória, permitindo que a órtese seja facilmente ajustada se a posição do cotovelo precisar ser alterada.

Para confeccionar esta órtese, coloque o braço do paciente na posição desejada de flexão do cotovelo e rotação do antebraço. Basta cortar um retângulo do material termoplástico Aquafit NS e ativar em água quente, 65°C. Quando aquecido o suficiente, retire o material sobre uma toalha e coloque a borda proximal do material sobre o braço do paciente. Aperte os cantos por trás do braço para travar no lugar. Estique o limite distal do material para o nível do pulso. Aperte no lado posterior do braço para segurar o material no lugar, deixando o material esticado sobre o cotovelo flexionado. O último passo é levar o material no nível do cotovelo e pressionar por trás do cotovelo flexionado. Este alongamento do material permite que ele se ajuste com precisão à anatomia do paciente.

circumferential-elbow-splint

Quando resfriado, o material pode ser aberto em cada uma das áreas pressionadas para que seja feito o acabamento. A mesma técnica pode ser usada na fabricação de uma tala de montagem posterior do cotovelo também.

circumferential-elbow-splint2

Este método é particularmente útil quando o paciente não consegue segurar o cotovelo sobre a cabeça. O paciente pode estar sentado ou parado com o cotovelo em flexão e com o antebraço no grau desejado de rotação. O terapeuta ocupacional pode manobrar facilmente o material termoplástico aquecido ao redor do braço.

Esta órtese pode ser confeccionada para o tratamento de:

• Gerenciamento de pré e pós-operatório de fraturas do cotovelo e antebraço

• Casos graves de epicondilose lateral e medial

• Gerenciamento de pós-operatório da síndrome do túnel cubital ou outras lesões do nervo

• Artrite ou bursite do cotovelo

/home/b/blogefectiv/www/wp-content/themes/solana/page.php