Qual material termoplástico devo usar na minha órtese?

A escolha do material termoplástico apropriado é um dos aspectos mais importantes da confecção de órteses. É o primeiro passo, após a avaliação do paciente. A grande variedade de materiais possibilita personalizar a órtese de acordo com as necessidades do paciente. Se você conhecer as propriedades e as possibilidades de cada material, você poderá tomar a melhor decisão.

Apresentamos aqui, 6 tópicos importantes que devem ser levados em consideração na escolha do material termoplástico a ser utilizado:

1. Espessura grossa ou fina?

Considere o tamanho da extremidade e/ou a parte específica do corpo a ser imobilizada:

• Materiais de 3,2 mm de espessura podem ser usados ​​para confeccionar órteses para pacientes com estrutura física maior, órteses que incluem múltiplas articulações e órteses que devem proteger grandes articulações e/ou ferimentos comprometidos.

• Materiais de 2,0 mm ou 2,5 mm são excelentes para órteses circunferenciais de punhos ou órteses de mão, e até mesmo para órteses de polegar.

• Materiais de 1,6 mm são ideais para confeccionar órteses para crianças e órteses para dedos. Você pode usar Orficast ou Orficast More.

2. Perfurado ou não perfurado?

Os materiais perfurados são os preferidos nas épocas mais quentes. Os pacientes teriam dificuldade em usar uma órtese termoplástica sólida no braço lesionado, sem qualquer ventilação ou ar penetrando na pele.

• Materiais perfurados requerem habilidades de corte mais avançadas e trabalho extra arredondando e suavizando os cantos.

• Certifique-se de esticar o material uniformemente para que todas as perfurações permaneçam iguais em tamanho.

• Dê mais conforto ao seu paciente, agregando uma manga de algodão por baixo da órtese para absorver a transpiração.

3. Rígida ou adaptável?

Considere o objetivo da órtese e a colocação específica na extremidade:

• A órtese precisa proteger uma fratura deslocada? Escolha um material com alto grau de rigidez, como o Orfit Eco.

• A órtese será para o dorso da mão? Um material altamente adaptável, como o Orfilight(NS), é mais adequado para cobrir as articulações flexionadas e a cabeça ulnar.

4. Revestimento antiaderente ou não?

Os materiais com revestimentos antiaderentes (non-stick ou NS) não se ligam acidentalmente a si mesmos (ou à toalha) e geralmente são mais fáceis de trabalhar do que os materiais não revestidos. Os materiais NS podem ser apertados juntos para formar órteses circunferenciais e depois abertos quando o material é resfriado. Esta técnica é muito mais difícil com materiais não revestidos.

Escolha materiais não revestidos quando precisar anexar estabilizadores ou camadas com ligação mais firme. Tenha em mente que o revestimento também pode ser raspado em materiais NS. Quando o material é aquecido com calor seco, você pode obter ligações permanentes.

Todos os materiais com NS em seu nome de produto têm um revestimento antiaderente e antibacteriano, como por exemplo, Orfit Colors NS e Aquafit NS.

5. Memória baixa ou alta?

Memória é a capacidade do material de retornar ao seu tamanho anterior após a ativação em água quente, moldando com alongamento e resfriamento. Todos os materiais termoplásticos revertem para um estado achatado quando colocados em água quente.

Os produtos com memória alta encolherão de volta ao formato e tamanho iniciais. Isso permite que o terapeuta refaça uma órtese se houver um problema com o posicionamento original ou se o paciente tiver menos edema do que antes e a órtese precisar ser reformada e remodelada. Escolha um produto com memória alta, como Orfit NS, se esta for uma consideração importante.

6. Leve ou pesado?

Materiais pesados ​​podem ser necessários para pacientes com tônus elevado ou membros maiores.

Mas adultos de estrutura física menor, idosos e pacientes pediátricos se beneficiarão de órteses mais leves. Neste caso, opte por materiais como Orfilight NS, bem como Orficast e Orficast More.

 Aproveite este conteúdo para a confecção da sua próxima órtese e faça a melhor escolha!

/home/b/blogefectiv/www/wp-content/themes/solana/page.php