Um aspecto importante de qualquer órtese é a fita usada para fixar a órtese à extremidade do paciente. Os profissionais geralmente usam tiras, popularizadas pela marca Velcro®. Este produto é composto por duas partes: uma fita com pequenos ganchos (macho), e outro com alças menores (fêmea). Quando pressionados juntos, os ganchos ficam presos nas alças e as duas ficam presas ou se ligam temporariamente. Além deste sistema, hoje, existem outros tipos de materiais de fitas no mercado, feitos de nylon ou poliéster.
Mais comumente, os terapeutas conectam a fita em gancho (macho) com adesivo diretamente à órtese e usam a fita em alça (fêmea) como cinta ao redor do paciente, pois essa parte é mais macia e confortável. Conheça a seguir, algumas dicas e truques:
Ao usar materiais termoplásticos revestidos para a órtese, é útil raspar o revestimento antiaderente antes de aplicar a fita.
Os materiais termoplásticos são de natureza pegajosa, portanto, quando você remove o revestimento antiaderente, pode aproveitar ao máximo as propriedades adesivas do termoplástico.
Arredondar os cantos da fita gancho dá à órtese uma aparência limpa e ajuda na aderência da órtese. Cantos pontiagudos não alinham-se muito bem as curvas da órtese, o que pode fazer com que a fita se eleve e se desprenda.
Aplique calor seco (pistola de calor) levemente na superfície da órtese e na cola adesiva da fita gancho. As fibras da fita podem ser coladas diretamente no material termoplástico quando o revestimento é removido e a superfície é aquecida com calor seco. Não use o aquecedor muito próximo ou diretamente, pois irá queimar.
Quando a fita é enrolada através de uma abertura de fenda, diminui a força na ligação, agindo como um sistema de polias (ganhando assim uma vantagem mecânica), e absorvendo ainda mais a força de atrito em torno da curva apertada.
Aplique tiras finas de Orficast ou outros materiais termoplásticos como reforço em torno das bordas da fita presa, diretamente à órtese. Uma dica é utilizar o aquecedor a seco para tornar o material mais pegajoso e colante.
Um pequeno orifício pode ser feito na fita fêmea antes de ser colado diretamente à órtese. Preencha o orifício com material termoplástico aquecido a seco para criar um rebite que ajuda a fixar a fita.
Essas dicas ajudarão a garantir que as fitas permaneçam no lugar e que a órtese esteja firme e segura na extremidade do paciente.