Indo muito além da técnica na terapia de mão, com Caroline de Souza Melo

“Amo entender a globalidade do sujeito e o impacto ocupacional que lesões “pontuais” acarretam na vida das pessoas. Somos muito mais do que rizartroses, epicondilites, síndromes do túnel do carpo”. Assim, a terapeuta ocupacional especialista em terapia de mão, Caroline de Souza Melo, define seu interesse por sua profissão. Ela vai muito além das preocupações técnicas. “Por meio das mãos ou, mais amplamente, membros superiores, realizamos as atividades mais elementares de nossa rotina. Aquilo que é basal, único, estruturante. Perder-se disso ou ofuscar a possibilidade de oferecer um processo de reabilitação implicado com a melhora do potencial máximo é arriscar perder-se de algo muito mais profundo e íntimo do que a ‘mão'”, aponta.

O interesse por enxergar além das lesões começou em Caroline já na graduação. Formada em terapia ocupacional pela Universidade Federal de São Paulo, ela conta que a atenção à sua própria saúde emocional a fazia estar atenta a esse ponto em outras pessoas. “Na graduação, sempre me identifiquei mais com a saúde mental, inclusive, pouco me interessava pela terapia da mão (na verdade, era um grande alvo de questionamentos para mim). Dizia, repetidas vezes: ‘Se um dia eu fizer especialização em terapia da mão, ou fiquei louca ou pode esperar que farei algo muito mais abrangente do que costumamos ver’. Hoje, vejo que fiz a escolha certa. Amo o que faço!”, relata.

As pós-graduações em Neurologia, em Terapia da Mão e Membro Superior e Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação Cognitiva vieram para dar mais gás à dedicação da profissional. “Estamos aprendendo a levar técnica e ciência, o que não se limita aos conhecimentos biomecânicos. Tudo isso me faz crer, pessoalmente, que a vida pede para que a gente veja através, aprenda, adapte e continue caminhando. Saber tratar para além de patologias requer muito mais coragem, entrega e disponibilidade. É sobre ser o profissional que você gostaria de encontrar em sua própria trajetória de vida”.

Técnica + afeto

A soma do conhecimento técnico e do olhar empático transformam tratamentos. Os resultados podem variar, mas a possibilidade de serem positivos é muito grande. “Aprendi, na prática, desvendando cada história, que lesões que tratamos comumente levam pessoas a afastarem-se de hábitos, rotinas e interesses, o que, em certa medida, as afasta de si mesmas. Também estamos lá para falar sobre isso, significar processos, atravessar uma “porta imaginária” e dizer que irá ficar tudo bem, se não em questão de tempo, de modo adaptado em uma nova rotina possível”, explica Caroline.

Para trazer essa adaptação possível à vida dessas pessoas, o uso de órteses de mão é indispensável. A terapeuta conta quais modelos da fabricante Orfit trouxe para a sua rotina de trabalho. “Utilizo a Orfit Eco, em grande parte para confecção de órteses para pacientes neurológicos ou ortopédicos para substituição de gesso em fraturas mais instáveis. Com grande frequência, utilizo Orfilight e Orfit Colors, em sua grande maioria para pacientes ortopédicos, entretanto, também para crianças, em Neuro, quando se trata de um grau de espasticidade leve. Mas uma recente paixão é a Orficast. Tenho usado especialmente na confecção de abdutores, visto a facilidade do acabamento, praticidade e conforto”, conta.

Para finalizar, Caroline dá uma dica muito importante para a eficácia dos tratamentos de reabilitação de mão. “Gaste tempo com conforto. Sem conforto, teremos descontinuidade de uso e isso pode gerar comprometimento da evolução do caso. Além disso, acredito que a cereja do bolo seja você explicar de modo tecnicamente acessível quais os propósitos com o uso do dispositivo. Deixando claro: sua linha de raciocínio, por que seria indicado, onde chegaremos com isso, de que modo o tratamento caminha na mesma linha da prescrição da órtese, de que forma a rotina favorece ou desfavorece nossos objetivos com a órtese. Trata-se de saber o que está fazendo, informar, conceder segurança ao paciente e oferecer conforto para o seu tratamento fluir”.

/home/b/blogefectiv/www/wp-content/themes/solana/page.php