A terapia de mão que faz a diferença, com Tatiani Marques

Proporcionar a recuperação em tempo otimizado, com resultados e desempenho de máxima eficácia possível. Para Tatiani Marques, terapeuta ocupacional especialista em reabilitação de mão, essas são as características que mostram como a terapia de mão faz a diferença na vida dos pacientes.

A terapeuta que se apaixonou pela profissão desde a época do vestibular, antes de ingressar na faculdade, conta que melhorar a vida das pessoas é sua motivação. “Eu aprendi a fazer a diferença na vida dos pacientes. Contribuir com seu progresso e sempre seguir em busca do melhor resultado. Estudando sempre, renovando sempre e sendo crítica comigo mesma. A lição que levo para a vida é: a paixão pela terapia de mão me move todos os dias e o conhecimento muda tudo. Isso reflete na satisfação e retorno do paciente, além de resultar na valorização de nossa profissão”.

Melhorias ainda maiores com as órteses de mão

Para, efetivamente, fazer a recuperação acontecer, é preciso contar com todo arsenal de conhecimento e experiência do terapeuta. No entanto, as ferramentas e acessórios de reabilitação também são muito importantes para isso. As órteses de mão fazem parte das principais peças essenciais e Tatiani conta quais escolhe para atender. “Eu uso e recomendo a Orfilight microperfurada, da Orfit. Ela tem uma boa espessura e ótima modelagem para utilizar em órteses circulares de grande conforto, além de imobilizações de punho e mão. Gosto também da linha Orficast por sua praticidade de moldagem. Utilizo muito esse recurso em atletas, nos casos de lesões de punho e lesões ligamentares de polegar e dedos”, explica.

Em casos clínicos específicos, a terapeuta de mão faz uso das mesmas órteses, mas com objetivos diferentes. “Uso a Orfilight muito em pacientes com lesão de fratura do 5º metacarpo e lesões de fibrocartilagem triangular. Nessas lesões, o material me permite utilizar o modelo “sugar tong”, que melhora muito o uso de imobilização, haja vista que a órtese permite flexão e extensão de cotovelo, porém bloqueia o necessário: o prono e supino”, aponta.

Para finalizar, Tatiani dá algumas dicas de confecção de órteses para mais conforto dos pacientes e segurança do profissional. “Uma dica é não colocar a proteção em placas micro perfuradas, como o moleskin, pois os pacientes queixam-se de incômodo nas bordas das órteses. Eu aqueço a tesoura para cortar, passo creme hidratante e vou deslizando o dedo para deixar o mais liso possível. Gosto também de utilizar um pequeno pedaço do termoplástico para fixar o velcro nas órteses NS, mesmo desbastando o esmalte e aquecendo o velcro para aderir. Isso me confere segurança e não deixa o velcro soltar”, conclui.

/home/b/blogefectiv/www/wp-content/themes/solana/page.php