Como manter e conquistar clientes durante a pandemia

Frente a tantas incertezas que estamos vivendo por conta da pandemia, podemos afirmar uma coisa: a nossa vida vai voltar ao normal, mas não de forma brusca. Por isso, a palavra de ordem é adaptação. E, mais do que isso, o momento é de aproveitar as mudanças de forma positiva, iniciando novos hábitos que serão úteis daqui para frente.

Em pesquisa recente feita pela Efectiv nas redes sociais, detectamos que um grande medo e desafio identificado pelos profissionais de terapia ocupacional é sobre como manter e conquistar pacientes durante a pandemia.

No entanto, como qualquer outro serviço essencial, a terapia ocupacional não pode parar totalmente. Muitos pacientes necessitam iniciar o tratamento, outros precisam continuá-lo. Mas ou por problemas financeiros ou por se enquadrarem no grupo de risco, diversas pessoas interromperam as sessões.

Acima de tudo, o cuidado com o ser humano é o que se espera de qualquer profissional de saúde. E existem muitas maneiras de cuidar. Uma delas é se fazendo presente, se colocando à disposição e provendo os pacientes com informação útil e de qualidade:

1) Em primeiro lugar, dê segurança!

Mostre como você está preparado para atuar neste período. Informe (e mostre) que você trabalha devidamente protegido e disponibilize um kit de higienização para os seus pacientes na porta da clínica. Deixe claro também que você está tomando os devidos cuidados com espaçamentos mais longos na agenda, entre um paciente e outro. Tudo isso reduzirá a objeção de quem precisa iniciar ou continuar um tratamento, mas tem medo da contaminação.

2) Produza conteúdo relevante para os seus pacientes

Todos estamos carentes de informação de qualidade e conhecimento útil sempre é bem-vindo! Por exemplo, você pode orientar seu paciente como higienizar as órteses corretamente (temos um texto sobre isso em nosso blog). Se você não tem um site ou blog, use as próprias redes sociais para compartilhar e distribuir o seu conteúdo. Tenha uma rotina de postagens diária, se for possível, e se faça presente na vida dos seus pacientes.

3) Comunique-se de forma mais próxima com quem é ou já foi seu paciente

Crie grupos de Whatsapp, utilize o recurso de Melhores Amigos do Instagram ou as comunidades do Facebook para se comunicar de forma mais próxima com seus clientes. A pandemia nos ensinou que a distância física pode ser amenizada pelo contato proporcionado pelo meio digital. Nestes grupos mais restritos, forneça informação diferenciada e coloque-se sempre à disposição!

4) Prepare-se para o teleatendimento

Mais uma vez, a tecnologia é grande aliada. Devido a pandemia, os conselhos têm regras mais flexíveis para o teleatendimento. Nos momentos em que não há necessidade de manipulação e verificação presencial, utilize o teleatendimento. Há diversos aplicativos gratuitos que auxiliam nas videoconferências, como o Zoom e a Whereby. Também existem aplicativos projetados exclusivamente para esta finalidade.

5) Mantenha sua equipe engajada

Tão importante quanto manter seus clientes por perto, é manter uma equipe engajada. Por isso, é importante fazer reuniões diárias (mesmo que remotas). O objetivo destas reuniões é fazer um acompanhamento das tarefas, evitar a ociosidade e manter todos bem psicologicamente. Isso impactará no tratamento e no cuidado recebido pelo paciente.

6) Gerencie seu tempo de forma diferenciada

Com a redução no fluxo de trabalho e a inevitável redução dos atendimentos, devido aos espaçamentos na agenda, reorganize-se! Aproveite os intervalos para planejar o futuro e rever tópicos relacionados a gestão e marketing.

São muitos os desafios e as adaptações no atendimento e na maneira como nos comunicamos com nossos clientes. A nova realidade é inevitável e a única coisa que não é permitida neste novo contexto é ficar parado! Cuide de você e do seu negócio: os pacientes continuarão precisando muito dos terapeutas ocupacionais.

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