Pacientes com artrite reumatóide de severo grau podem apresentar significante desvio ulnar dos dedos da mão, interferindo consideravelmente nas atividades de vida diária (AVD’s). A artroplastia metacarpofalângica (MCP) é um procedimento que ajuda no realinhamento dos dedos da mão e, consequentemente no aumento funcional.
Indicações para a cirurgia são subluxação volar e deslocamento da articulação MCP com significante desvio ulnar dos dedos.
Os objetivos dessa cirurgia são o alívio da dor e aumento funcional por conta do realinhamento dos dedos, correção do desvio ulnar, e limitações no movimento de extensão.
Após remoção das porções distais metacarpais, a articulação MCP é substituída por implantes (geralmente de silicone) com fixação correspondente a cada osso do metacarpo e falange proximal. Os implantes auxiliam na correção de deformidades permitindo aumento dos movimentos de flexão e extensão das articulações MCP.
No pós-operatório, as articulações MCP são posicionadas em extensão por aproximadamente duas semanas antes do início de qualquer atividade física na região.
Após retirada das suturas, a órtese termoplástica é fabricada no dorso do punho e antebraço, com a criação de estabilizadores dinâmicos para suporte da articulação MCP em extensão, além de permitir o movimento de flexão ativa. É necessário cuidado na criação do ângulo adequado de tração da articulação MCP. Em alguns casos, tração radial é recomendada a fim de contrabalançar as deformidades. A órtese deve ser utilizada de 4 a 6 semanas à medida que o paciente readquire os movimentos dos dedos.
Descrição dos objetivos:
• Suporte das articulações MCP em extensão.
• Flexão ativa da MCP.
• Criação do ângulo de tração da MCP.
• Tração radial para contrabalançar as deformidades (se necessário).
• Utilização de 4 a 6 semanas.
A Orfit tem excelentes soluções para o pós-operatório da artroplastia MCP, como Dynasyst, por exemplo.
Alguns pontos-chaves para a confecção de órtese para paciente de artroplastia MCP:
A base termoplástica da órtese pode ser facilmente confeccionada por diferentes tipos de materiais, como os da linha Orfilight que são leves e confortáveis.
Os Orfitubes Adjusters são colocados em alinhamento com os ossos metacarpais para o dorso da mão.
Os Orfitubes podem ser customizados de acordo com o tamanho necessário para cada dedo, a fim de estabilizar as articulações durante o movimento de flexão.
Os End Caps são colocados na parte distal do Orfitube para prevenir forças de cisalhamento na banda elástica, além de oferecer uma aparência de órtese mais moderna.
A customização individual na região dos dedos pode ser feita pela Orficast. A peça tem em torno de 5 a 7,5 cm com a banda elástica perto da borda inferior. O material deve ser dobrado ao meio para que a banda elástica fique na linha média e ao redor da falange proximal de cada dedo.
Segue abaixo as ilustrações das órteses:
Paciente após 10 dias da artroplastia MCP. Observe o desvio ulnar para a direita, com realinhamento dos dedos para a esquerda.
Posicione o dorso do punho na posição neutra e coloque a órtese com os estabilizadores na região metacarpal.
Acople os Orfitube Adjusters na base da órtese.
Coloque as tiras de velcro individualmente para cada dedo com a Orficast e por dentro da banda elástica.
Dobre o Orfitube com a haste de nylon dentro da ferramenta.
Alinhe todos os quatro estabilizadores com Orfitubes.
Cheque a localização e comprimento dos Orfitubes.
Passe as bandas elásticas através dos Orfitubes.
Cheque o alinhamento de todos os ângulos.
A órtese já montada pode então ser ajustada para o desvio radial de acordo com a necessidade do paciente.
Pode-se adicionar uma tira Orficast entre o dedo indicador e médio para ajudar na prevenção da rotação e sobreposição dos dedos.
Texto escrito por Debby Schwartz, OTD, OTR/L, CHT
Especialista em Produtos Educacionais para Reabilitação Físicana Orfit Industries America. Debby é terapeuta manual com mais de 33 anos de experience clínica. Concluiu o seu Doutorado em Terapia Ocupacional em 2010, pela Rocky Mountain University of Health Professions. Ela é professora adjunta no Departamento de Terapia Ocupacional do Touro College in Nova Iorque, e também autora de vários artigos científicos para terapia manual, incluindo o ASHT Times e o Journal of Hand Therapy