Malformação congênita dos membros superiores pode afetar uma pessoa durante o curso de vida dele ou dela. Para ser mais preciso, anomalias nas mãos, normalmente necessitam de cuidados profissionais para corrigir ou prevenir deformidades, além de permitir o desenvolvimento e função independente das mãos.
A Terapia Ocupacional têm um papel importante na avaliação e tratamento, antes, durante e depois de qualquer intervenção cirúrgica que possa ser necessária.
Nesse post falaremos sobre:
Algumas das mais comuns são:
Desvio radial / Mão torta radial
Hipoplasia do polegar
Dedo em gatilho congênito
Sindactilia
Camptodactilia
Paralisia do plexo braquial
Artrogripose
Artrite juvenil idiopática
Paralisia cerebral
Polegar de Triphalangeal após a polinização no período pós-operatório.
Pré-operatório conservativo de mão torta radial
Tratamento conservativo de camptodactilia
O terapeuta ocupacional pode providenciar intervenções ortóticas para essas condições com o objetivo de proteger os membros, prevenir deformidades e/ou aumentar a função e habilidade dos membros superiores em crianças.
Quais são os objetivos específicos das órteses termoplásticas?
As órteses termoplásticas tem como objetivos:
Suporte para específicas articulações;
Proteção durante a recuperação de uma intervenção cirúrgica;
Posicionamento para aumento de função;
Assistência a músculos fracos;
Manutenção do comprimento dos músculos e alinhamento articular;
Prevenção de deformidades.
Órtese após correção de desvio radial
Hipoplasia do polegar após polinização
Desvio radial após centralização
Órteses podem ser confeccionadas para todos os segmentos do membro superior, incluindo o cotovelo, antebraço, punho, mão, polegar e dedos, além de também ser possível confeccionar uma órtese para várias articulações ao mesmo tempo. Algumas vezes, um indivíduo com várias articulações comprometidas requer uma variedade de órteses e agenda flexível que permita o uso de cada uma delas.
A confecção de órteses termoplásticas para uma criança é bastante diferente da de um adulto:
Há diferenças nas proporções entre a palma das mãos e o comprimento dos dedos nas crianças em fase de crescimento;
Mãos ainda em crescimento necessitam de ajustes regulares das órteses e muitas vezes novas órteses para acomodar a deformidade / lesão;
Pais, familiares e/ou professores devem se responsabilizar pela aplicação e remoção das órteses. É necessário o entendimento e importância do uso da órtese, como aplicar, quando aplicar, e precauções para evitar lesões por mau uso;
As órteses devem ser utilizadas para ajudar a criança no seu desenvolvimento funcional e na criação de padrões de movimento.
Órtese de repouso
Exemplos de órteses inclui a pinça de pulso dorsal para crianças com paralisia cerebral, o espaçador de web para crianças com hipoplasia de polegar, ou o apoio de pulso em circunferência para crianças com artrogripose.
A Efectiv disponibiliza uma variedade de excelentes materiais termoplásticos para assistir na confecção de órteses para a população pediátrica.
Quando você for escolher o material para confeccionar a órtese de uma criança, tenha em mente a incorporação dos seguintes elementos:
Aparência: tenha certeza de que a órtese tenha elementos visuais atrativos para que a criança se sinta confiante ao vestir a órtese em determinados períodos do dia;
Respirável: para garantir máximo conforto e permitir que a pele respire enquanto a criança estiver brincando ou realizando atividades específicas;
Leveza: no caso específico de crianças, quanto mais leve for a órtese, menor o risco de interferência em atividades da vida diária ou percepção de estar carregando um “fardo”.
Mão torta radial após centralização
Correção de desvio radial
Symbrahydactily após oposição do polegar
O material de folha Orfit Colors NS em 2.0mm está disponível em 9 cores vibrantes, desenhadas em boa aparência para todas as idades. As crianças podem escolher suas cores favoritas, levando em consideração os períodos do dia em que vestirão as órteses. O material ainda permite a decoração da órtese por meio de desenhos ou aplicação de fuxicos para customização.
As folhas de materiais Orfilight, Orfilight Atomic Blue NS, e Orfilight Black NS, que são 30% mais leves que os materiais convencionais, estão disponíveis em 3 espessuras, excelentes para qualquer parte do corpo. Esses materiais, em particular, são ideais para a confecção de órteses mais leves para crianças pequenas ainda em fase de desenvolvimento motor, assim como para crianças com inflamação articular devido à artrite reumatóide juvenil ou após cirurgias envolvendo o polegar (hipoplasia) e dedos (sindactilia, camptodactilia).
Os materiais Orficast e Orficast More são ideais para a confecção de pequenas e grandes órteses para crianças. Devido ao seu rápido tempo de secagem, as órteses desses materiais podem ficar prontas bem mais rápido se comparadas ao outros materiais mais comuns. O material apresenta poros para facilitar a respiração dos tecidos da pele, permitindo a evaporação de suor e hidratação da pele enquanto a criança estiver brincando ou realizando atividade física.
Dica: Pense em como combinar diferentes materiais na mesma órtese. Por exemplo, combinando um material respirável Orficast para uma órtese de circunferência mais geral do punho, com um pedaço do material Orfit Colors NS para maior suporte do local de aplicação.
Certifique-se de que os pais e/ou cuidadores estão envolvidos no processo;
Escreva as instruções para aplicação das órteses e certifique-se de que os responsáveis entendam a proposta e significado da órtese;
Marque reuniões periódicas para acompanhar o uso das órteses em seus pacientes, analisando os níveis de conforto e objetivos alcançados;
Observe a criança enquanto ela estiver brincando ou realizando atividade física para ver se a órtese não está limitando movimentos e funções;
Avalie a pele e esteja atento para vermelhidões ou pontos de pressão, especialmente em crianças mais novas ou com comprometimento cognitivos, inaptas a comunicação verbal para mencionar se a órtese está pesada ou desconfortável.
Mão torta radial após centralização
Escolha um espaço tranquilo e livre de estímulos. Minimize os ruídos locais para evitar que a criança seja destruída;
Coloque música de fundo e, se possível, converse com a criança de uma forma calma e tranquila;
Crie uma órtese fictícia para que a criança possa usar em um brinquedo como bonecas ou bichinhos de pelúcia, fazendo com que o processo de utilização da órtese seja o mínimo traumático;
Decore as órtese com adesivos ou tinta para que a mesma se torna um objeto lúdico para a criança.
Órtosepara prevenção de contraturas de cicatrização após remoção de sindactilia.
Crédito de imagens para Ann Ovsyannikova https://www.instagram.com/annovsyannikova/
Especialista em Produtos Educacionais para Reabilitação Física na Orfit Industries America.